I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Termina com sucesso a 1ª Semana Universitária da Mulher

Por Marxin Leonov

Ocorreu na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) a 1ª Semana Universitária da Mulher, nos dias 10, 11, 12 e 13 de março de 2009. O evento objetivou fazer, na comunidade em geral, um debate acerca das questões de gênero que ainda existe em nossa sociedade contemporânea.

Ao longo da Semana Universitária, foram realizados diversos mini-cursos, mesas-redondas, debates e painéis acerca da temática apresentada. Nos mini-cursos, realizados pela manhã, foram abordados as problemáticas das políticas públicas para a mulher, a educação a que esta é submetida, sobre seu papel na formação da sociedade atual e sobre sua escolha sexual e o preconceito a que esta é exposta, na busca da equidade de gênero. Nas mesas-redondas realizadas à tarde foi exposta a licença maternidade, direito esse garantido através de diversas lutas da sociedade organizada, o perfil feminino no mercado de trabalho e os direitos reprodutivos das mulheres, tendo como eixos temáticos o aborto, a prevenção de doenças e a autonomia de seu corpo. Quanto aos painéis realizados à noite, fora explanada a paridade de gêneros, a exploração sexual e o tráfico de mulheres, a violência doméstica e legislação.

O evento teve o sucesso esperado, sendo prestigiado por acadêmicos de dentro e fora da Universidade, além de ter a participação de quatro palestrantes de fora do Estado, sendo elas Gleide Brito (Brasília), Ana Cláudia Farranha (Brasília), Liza Uema (Brasília) e Ângela Fontes (Rio de Janeiro), além de palestrantes do próprio Estado do Amapá, representantes de órgãos governamentais e entidades independentes.

Junto com o relatório do projeto de extensão, que deverá ser entregue à PROEAC (Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias), deve vir incluso uma Carta de Intenção, na qual contém como foi o evento e a sugestão de criar dentro da Universidade um Núcleo de Discussão de Gênero, com o objetivo de discutir assuntos relacionados à temática da mulher na sociedade e também de buscar dados que ajudem na produção de pesquisas de gênero.

Segue abaixo fotos da 1ª Semana Universitária da Mulher.

Credenciamento

Mesa de abertura

Atração cultural, com Verônica dos Tambores









Painel: Paridade de Gênero e Políticas Públicas

Painel: Exploração sexual e tráfico de Mulheres









A participação dos acadêmicos foi grande, principalmente nesse painel

Auditório da reitoria: lotado

Mesa-redonda: Direitos reprodutivos da mulher (eixos temáticos: aborto, prevenção de doenças e autonomia do seu corpo)

Logo após, um pouco de educação sexual, prevenção de doenças e gravidez indesejada (representante da DST-AIDS)









Painel final: Violência doméstica e legislação









Leitura da Carta de Intenção pelo acadêmico e co-organizador do evento José Vinícius Nascimento Melo









Logo após o painel final, cofee-break para todos os participantes

Parabéns a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para a realização desse evento!

Nenhum comentário: