I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Vídeo comprometedor do governo Waldez Góes vem a público

Bem, caros leitores... Tudo o que posso dizer é que eu ainda não pude assistir ao vídeo, devido à nossa agilíssima conexão. Abaixo reproduzo a matéria que saiu no blog da jornalista Luciana Capiberibe:



Jean Carlo Albuquerque Brazão, assessor jurídico da secretaria estadual de educação, foi gravado durante uma conversa com o dono da empresa LMS LTDA, Luciano Marba. Também fez parte da conversa, que aconteceu na residência de Marba, o agente penitenciário, Marco Antonio Souza, conhecido como Souza, que é presidente da Escola de Samba Maracatu da Favela e trabalha no ramo das empresas de vigilância no Amapá. O DVD, com a conversa editada em vários pontos, revela a existência de um esquema de corrupção na SEED, veio a público pelas mãos do deputado Moisés Souza(PSC), que utilizou seu teor como prova na Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Amapá, conforme o ofício N.o 15/2009PRESI/CEE. Moisés Souza abriu naquela comissão processo para investigação de indícios de crimes de fraude à licitação, peculato e formação de quadrilha contra o secretario de educação do estado, Adauto Bitterncourt. O vídeo foi tornado público, colocado na íntegra na internet, totalizando 42 minutos de uma conversa suspeita, onde o assessor da SEED, único dos participantes que parecia não saber que estava sendo gravado, foi flagrado confessando crimes de corrupção ativa, passiva e advocacia administrativa, entre outros e fazendo graves acusações ao secretario estadual de educação, Adauto Bittencourt e mesmo ao Governador do Estado, Waldez Góes(PDT).

O pano de fundo da conversa é uma licitação para a área de vigilância da Secretaria estadual de educação, vencida pela empresa LMS Ltda em dezembro de 2007, porém anulada em setembro de 2008 pela secretaria de educação através de parecer assinado pelo assessor jurídico que toma assento na conversa secretamente gravada. Participaram da licitação as empresas Pointer, Israel, P. Inácio, Serpol, A.G. Albuquerque, L.M.S. e Servi-San. Tanto a Israel, quanto a Serpol, são empresas ligadas ao empresário preso por corrupção, Carlos Montenegro. Desde 2003, a Serpol faz a vigilância patrimonial da Seed sem licitação. Não é pouco o dinheiro envolvido na disputa, para se ter uma idéia, o menor preço, oferecido pela LMS Ltda, foi de R$ 11,2 milhões.
No DVD, o assessor jurídico a todo momento afirma que existe uma hostilidade muito grande do secretário de educação, Adauto Bittencourt, para com a empresa LMS Ltda. Referindo-se à atitude do secretário Adauto o assessor diz o seguinte:
Jean - O negócio é o seguinte, o Adauto não quer que vocês ganhem, Essa é a parada.(trecho inaudível – um fala por cima do outro)
Jean -Eu não sei se é o Adauto, ele disse isso, mas eu não sei se é o Adauto ou se veio uma ordem diretamente lá de cima pra ele.
Luciano Marba – Diretamente lá de cima, de quem?
Jean – Não sei, não sei, alguém que tá jogando do lado… Pode ser alguém… O governador.

Mais na frente o assessor jurídico volta a lançar suspeitas sobre o governador no DVD apresentado por Moisés Souza:
Marba – Sabia o que dá vontade de fazer? Embora lá nós três com o governador, tu tens coragem?
Souza – Tu falas na frente do governador – olha eu fui pressionado(pergunta para Jean)
Marba – Tu falas: olha o Adauto tá me dando pressão. Umbora lá os três?
Jean - O problema é esse, o problema é a gente falar e o governador ser bandido também. Esse que é o problema, pô.

O assessor jurídico, Jean Carlo Albuquerque Brazão, que diz ter sido indicado para o cargo pelo governador, em uma “troca de favor” com seu pai, João Brazão Neto, que na época era reitor da Unifap, assume ter recebido dinheiro de Carlos Montenegro, provavelmente resultante de propina:

Marba – Pois é… Porque olha só, eu sei que o Montenegro dava dinheiro pro Adauto, dava dinheiro pra ti, dava dinheiro pra Nazaré, dava dinheiro…
Jean – Pra mim, tu tens certeza que ele dava pra mim?
Marba – ele fazia uns negócios lá (inaudível)
Jean – Pra mim, pra mim?
Marba – Nunca te deram?
Jean - Ah tá, tá! Eu não vou dizer que não recebi, recebi uma vez só, mas comigo nunca houve (inaudível), comigo só foi uma vez e todo mundo que participou (iaudível) depois não deu mais porra nenhuma pra mim, eu sou o único que nunca recebi mensal. O Souza, o Souza também me sacaneou, ele sabe disso.

Desconfiança

O assessor jurídico da SEED ainda chegou a desconfiar de que estaria sendo gravado, quando aos dez minutos travou o seguinte diálogo com seus interlocutores:

Jean- Pô tu ta gravando o que eu tô falando contigo?
Marba – Tá que eu vou gravar…
Jean – Pô, tu é doido, é? Num sei cara, eu tô falando que eu (inaudível)
Marba – Se eu quisesse te sacanear, sabe o que eu podia fazer?
Jean – Hum?
Marba – Eu ia agora, ligava lá para a OAB, tu sabes que 15% de mil é 150, (inaudível) E aí como é que tu deu um parecer daquele? Tu vais dizer assim: o Adauto botou uma faca no teu pescoço? Lá na corregedoria da OAB.
Jean– Não sei, eu sei o seguinte; ei Marba, eu sei que eu não peguei…Eu só sei te dizer o seguinte, isso aí que a gente tá conversando aqui… Isso aqui é papo de homem. Assim como tu tem a tua família, eu também tenho a minha família. Esse negócio de corregedoria da OAB…(inaudível).

Denúncia
Chegou ao conhecimento do ex-deputado Randolfe Rodrigues o DVD contendo as gravações com a conversa entre o advogado Jean Brazão e os representantes da empresa LMS Ltda, Randolfe entregou uma cópia na sede da Polícia Federal e Macapá. Na segunda-feira ele estará ofertando denúncia nos Ministérios Públicos estadual e federal. Randolfe acredita que o material denuncia um poderoso esquema de corrupção existente na secretaria estadual de educação, “a nossa tarefa é tornar isso público”, diz o ex-deputado.

Para assistir a versão completa:
Corrupção na educação do Amapá - Parte 1 no Yahoo! Vídeo
Corrupção na educação do Amapá - Parte 2 no Yahoo! Vídeo
Corrupção na educação do Amapá - Parte 3 no Yahoo! Vídeo

Para baixar e assistir no celular ou computador :
http://www.easy-share.com/1904845969/parte1.3gp (20.76 MB)
http://www.easy-share.com/1904846125/parte2.3gp (19.75 MB)
http://www.easy-share.com/1904846174/parte3.3gp (10.99 MB)

(fonte: blog da Luciana Capiberibe)

Divulguem, galera!!!

3 comentários:

alan disse...

é amigo, a coisa está feia para Waldez Góes, ainda quer vim nas eleições de 2010 como senador do estado do amapá. Será que ele ganha? Bem se depender do povo amapaense claro que não, já que sabemos que os mesmos não trocam seu voto por qualquer cesta básica ou R$50,00, é uma nação esclarecida dos fatos politicos acontecidos nesse estado.
Mas voltando para a postagem, é realmente uma vergonha o que essa família Góes está fazendo em nosso estado, esse governo foi o que mais enriqueceu secretários estaduais e empresários, enquanto a população carente fica lá chupando o dedo esperando chegar mais uma ELEIÇÃO, pois só nessa época que ela tira um pouco barriga da miséria. Como um bom exemplo verídico do que digito nesse blog, é um acontecimento das eleições de 2008; estava em estabelecimento comercial quando uma snhora de idade, aparentando 72 anos com roupas simples, disse: "Vou votar no Roberto Góes, porque ele mi deu uma cesta básica em troca do meu voto", outra pessoa perguntou: "mas quando essa cesta acabar, como vai ser o resto dos 4 anos?", a senhora meio triste respondeu: "Só Deus sabia moça!".

Unknown disse...

Nossa não conheço esse Alan mas já estou gostando dele .
e a mas pura verdade a população amapaense e extremamente esclarecida
JAMAIS vendi seu voto e tem uma excelente qualidade de vida ......


e mas vai ver q o nosso querido governador não sabia de nada disso
igual nosso querido presidente não sabia do mensalão .....

a fala serio
só espero q isso não termine em pizza q e outra coisa q JAMAIS acontece no brasil ...
no amapa então !!!!!

Marxin Leonov disse...

É, meus caros amigos... A coisa está mesma feia para os Góes. E pior ainda para o povo amapaense, que vê seu suado dinheiro sendo usado para financiar campanhas eleitorais milionárias e escândalos de corrupção. Chegamos agora ao ponto de ter um mensalão no nosso Estado! Aonde será que chegaremos? Nossas crianças não tem merenda digna e tampouco educação, nosso povo não tem transporte de qualidade e barato. Os hospitais não funcionam como deveriam. Vivemos num Estado de situação calamitosa, onde os ricos ficam cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres, e o pior de tudo é que o próprio povo que sofre as consequências de uma administração unilateral põe e repõe as mesmas caras no poder, sem pensar nas conseqências dessa escolha irresponsável.